Serviços por assinatura: o modelo de negócios da vez

Tempo de leitura: 3 minutos

Está sem tempo de ler? Experimente ouvir o áudio narrado:

Um modelo de negócios de assinatura é caracterizado por um produto ou serviço que é pago pelo cliente ou consumidor de forma contínua e periódica. Inclui acesso contínuo ao conteúdo, produtos ou serviços durante o período de vigência do contrato de assinatura.

Comprar assinaturas não é nada novo. Na verdade, como eu li recentemente em um artigo interessante muito interessante , existe há séculos. Mas o modelo de negócios de assinatura tornou-se mainstream nos últimos anos. O interesse na gestão de subscrição está sendo estimulado pela necessidade de atender a um novo tipo de cliente que exige uma experiência totalmente nova em como os produtos e serviços são adquiridos e consumidos e a proliferação de dispositivos móveis que incentivam o consumo de aplicativos, filmes, publicações, dados e conteúdo digital relacionado.

Empresas de diferentes indústrias, mesmo vendendo produtos ou serviços físicos, estão adaptando seus modelos de negócios para incentivar o crescimento de serviços de assinatura premium. Dropbox ou Salesforce.com são exemplos claros de empresas SaaS bem-sucedidas usando um modelo de assinatura. The Honest Company, que deveria gerar US $ 150 milhões em receita em 2014 ou o Dollar Shave Club, são dois exemplos impressionantes.

Para os clientes, as assinaturas significam conveniência, uma vez que removem o pensamento de uma decisão de compra e geralmente têm uma taxa fixa, as assinaturas ajudam os clientes a permanecer dentro do orçamento, sempre. Para as empresas, as assinaturas oferecem uma oportunidade para construir relacionamentos fortes e duradouros com seus clientes, além de aumentar a previsibilidade e a rentabilidade de suas receitas.

O principal desafio para essas empresas é assegurar a fidelização e o controle do cliente. Para conseguir isso, as empresas devem fornecer continuamente um valor maior aos clientes, enquanto competem efetivamente com outros jogadores existentes. Isso significa gerenciar modelos de preços e cobrança mais complexos e dinâmicos que lhes permitem se adaptar de forma mais eficiente ao consumidor altamente exigente.

As empresas estão tentando adaptar suas soluções de negócios para gerenciar os processos de negócios exigidos por um modelo de assinatura. Uma tarefa que muitas empresas estão lutando, já que possuem soluções legadas que não são adequadas para suportar os novos requisitos. Não é estranho, então, ver por que, de acordo com a MGI Research , as empresas irão investir entre 0,5% e 1,5% como porcentagem da receita total em soluções de cobrança modernas nos próximos anos, resultando em um tamanho de mercado em 2021 para essas soluções de Cerca de US $ 8,2 bilhões.

Algumas das capacidades mais importantes oferecidas por essas soluções incluem:

  • Suporte a vários modelos de negócios que resultam em uma combinação de assinaturas, ofertas de tempo limitado, propriedade perpétua, pré-pagamento / pagamento, cobrança de base pós-pagamento / uso ou transações únicas, que podem ser definidas em múltiplas moedas e, juntamente com um poderoso Promoções e descontos motor para ganhar maior participação de mercado
  • Gerencie facilmente contas, contratos e assinaturas, com criação rápida de novos contratos e controle total sobre o ciclo de vida da subscrição, desde o registro até o cancelamento.
  • Adapte-se a cenários complexos de cobrança que permitem períodos flexíveis de cobrança que incluem semanalmente, mensalmente, trimestralmente e anualmente, e prepara as empresas para o faturamento medido, ao mesmo tempo que permite um melhor processo automatizado de faturamento, cobrança e cobrança.
  • Apoie modelos específicos de reconhecimento de receita de produtos e serviços e facilite a integração final com a contabilidade

No ERP Openbravo, ajudamos empresas com nossa  Subscrição e Solução de Faturamento Recorrente . Uma abrangente funcionalidade de definição de preços para o reconhecimento automático de receita e contabilidade, que é muito fácil de usar e estender e que é altamente interoperável com sistemas e canais legados. Construído em cima de uma arquitetura web altamente escalável e a opção a ser implantada em On Cloud ou On Premise.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *